Saber como lidar com o desemprego tornou-se um problema comum, enfrentado principalmente por quem acabou de pegar o diploma na faculdade e está ansioso para preencher uma vaga no disputado mercado de trabalho.

Entretanto, apelar para o desespero não é a melhor maneira de enfrentar a situação, pelo contrário. É necessário enxergar uma luz no fim do túnel e encontrar outros meios para sobreviver.

Felizmente, existem alternativas que podem te ajudar na recolocação do mercado, além de empregos informais que contribuem para a geração de uma renda extra. No entanto, enquanto não surge a oportunidade ideal, leia este texto e conheça algumas dicas sobre como lidar com o desemprego. Confira!

Dedique-se a um emprego informal

Existem várias maneiras de conseguir renda extra quando está desempregado. Seja para vender doces, confeccionar bijuterias, trabalhar como freelancer, criar um blog ou até mesmo adquirir um novo hobby, é interessante não ficar parado e otimizar o tempo que está sobrando no momento.

Gastar as energias com outras atividades é prazeroso e ainda, de quebra, pode render uma grana extra no final do mês.

Invista na sua profissionalização

Mesmo que você tenha acabado de pegar o diploma na faculdade é importante saber que o mercado de trabalho é um cenário de alta competitividade e seletividade — principalmente para os inexperientes — e que, assim como você, existem vários candidatos à espera de uma vaga.

Todavia, para estar sempre a um passo à frente da concorrência é indispensável buscar diferenciação por meio de cursos profissionalizantes, estágios com ou sem remuneração, entre outros tipos de ensino que destaquem sua profissão.

Comece a poupar

Querendo ou não, vai chegar um momento em que economizar será uma questão obrigatória. Por essa razão, esconder o cartão de crédito, cancelar festas e, até mesmo, idas ao restaurante são apenas alguns processos que deverão ser realizados a fim de organizar as finanças pessoais e evitar possíveis endividamentos.

Para as contas fixas, o interessante é buscar negociações ou solicitar prazos maiores, até que encontre em um novo emprego e “saia do vermelho”.

Procure emprego diariamente

Ficar em casa não abrirá as portas de nenhuma empresa para você. Então, levantar do sofá e ir em busca de trabalho é a melhor maneira de conquistar um emprego.

Entretanto, além disso, lembre-se de fazer buscas diárias em sites de internet, classificados do jornal, grupos de redes sociais, agências de empregos, além de pedir indicações para os amigos que já estão trabalhando na área há mais tempo que você.

Abra o seu próprio negócio 

Abrir um negócio próprio parece uma ideia arriscada para quem está desempregado, mas que pode funcionar, caso seja bem planejado e administrado.

Vale ressaltar que existem diversas opções de negócios que exigem baixo custo, por isso, é sempre interessante conhecer novos modelos, como as lojas virtuais, por exemplo.

Com essas valiosas dicas sobre como lidar com o desemprego, você estará pronto para enfrentar qualquer situação. E se você gostou de conhecê-las, continue acompanhando as nossas postagens: basta nos seguir no InstagramFacebook e Linkedin e ficar por dentro dos melhores assuntos!