Obter uma renda extra é algo que pode facilitar em muito a sua vida. Para tanto, uma possibilidade é empreender. Você já parou para pensar que as oportunidades estão surgindo o tempo todo e basta um pouco de atenção para se aproveitar delas? Isso pode ser feito por qualquer pessoa, desde que ela tenha boa vontade e o chamado comportamento empreendedor.

Se você tem interesse em aprender sobre esse tipo de comportamento, então não deixe de acompanhar este artigo até o final. Saiba o que você precisa para ter boas ideias e chegar mais facilmente ao sucesso. Confira!

Iniciativa

Como você lida com as oportunidades? Acredita na sorte ou na falta dela? A sorte costuma aparecer para aqueles que se abrem para ela, seja por meio de muito trabalho, seja pela maneira de ver o mundo.

Procure ter iniciativa e estabelecer conexões onde aparentemente não existam relações.

Mudando a sua forma de ver o mundo, você abre a possibilidade de encontrar soluções que ninguém mais vê. Bill Gates idealizou a popularização dos computadores quando pensou que toda família poderia ter um em casa da mesma maneira como acontecia com os carros. Esse raciocínio revolucionou a tecnologia e tem impacto social até os dias de hoje.

Persistência

Grandes empreendedores não desistem facilmente. Essa é uma percepção que poucos têm, muito em função das biografias de grandes empresários que costumam eliminar os percalços de sua trajetória. Mas acredite: os erros fazem parte do caminho do ser humano, saber lidar com eles é que diferencia os bem-sucedidos daqueles que ficam pelo caminho.

Procure se espelhar no caso de Thomas Edison, o inventor da lâmpada, uma das grandes soluções da história da humanidade.

Ao ser questionado sobre os sucessivos fracassos que antecederam a grande inovação (ele havia tentado mais de mil vezes), o inventor disse: “não fracassei. Apenas descobri mil maneiras de não se fazer uma lâmpada”. Esse é o espírito. Não tema o erro, transforme-o em um aliado.

Saber correr riscos

Riscos fazem parte de qualquer ação humana. Quando você põe o pé para fora de casa você já está correndo um risco, mas é importante que eles sejam calculados, ou seja, que você tenha como lidar com eles caso venham a acontecer.

Saber correr riscos significa analisar o cenário para verificar todas as ameaças possíveis, fazendo testes antes de lançar um produto ou serviço no mercado, avaliando as possibilidades financeiras, criando sua reserva de emergência pessoal e para o empreendimento, entre outras ações.

Exigência

Empresas não podem correr o risco de tornarem-se obsoletas. Por isso, um comportamento empreendedor fundamental é ter sempre exigência de qualidade e eficiência.

A tecnologia que a Apple ofereceu com seus primeiros iPhones certamente permitiriam a ela passar muito mais tempo sem lançar novas versões do produto, mas o espírito incansável de Steve Jobs e de sua equipe fazia com que a cada nova atualização a empresa inovasse e oferecesse ainda mais vantagens. É o que faz com que ela siga forte e surpreendendo seus consumidores.

Compromisso

O mesmo exemplo da Apple vale para falarmos sobre o compromisso com o consumidor. Quem compra um produto da empresa torna-se imediatamente fidelizado, tamanha é a qualidade do atendimento oferecido.

Esse tipo de comportamento é fundamental para o empreendedor. Quando ele se envolve com o que faz e atua com paixão, não aceita oferecer menos do que o extraordinário, chegando até a fazer sacrifícios pessoais em função disso.

Comprometa-se com sua ideia. Isso certamente ajudará você a torná-la importante para as pessoas.

Quer saber mais sobre comportamento empreendedor? Então confira em nossa página no Facebook!