Iniciar o próprio negócio é o sonho de grande parte dos brasileiros. E para quem está em busca da renda extra, há uma série de modelos de negócios que necessitam de pouco investimento para começar a dar algum lucro.

Porém, além da ideia e o capital para colocá-la em prática, será necessário seguir alguns passos para que o empreendimento seja bem-sucedido. Mas, antes disso, é preciso escolher um modelo de negócios para investir e conquistar uma renda extra.

E para ajudá-lo nessa etapa, separamos algumas ideias lucrativas e fáceis de serem implementadas. Confira:

Modelos para iniciar o próprio negócio

1. Serviços domésticos

O mercado de prestação de serviços domésticos está em ascensão. Se você sabe fazer faxina, consertar um chuveiro quebrado, cortar uma grama ou, até mesmo, montar um armário, então poderá montar uma empresa voltada à prestação de serviços domésticos.

Para iniciar é fácil. O empreendedor deverá divulgar os serviços oferecidos pela vizinhança, com o intuito de fomentar o marketing boca a boca. A ideia é começar a atender localmente para depois expandir as áreas de atuação.

2. Loja Virtual

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônicos (ABComm), o setor apresentou um crescimento de 11% em 2016 — no auge da crise. Isso indica que empreender no setor é uma excelente alternativa para conquistar uma renda extra.

Para que a loja virtual seja lucrativa, o empreendedor deverá trabalhar com produtos de marcas menos conhecidas para ter uma margem maior sob as vendas realizadas. Como o investimento é baixo e as chances de lucro, altas, criar um comércio eletrônico é um excelente começo para quem deseja se tornar um empreendedor.

3. Delivery

O serviço de entrega em domicílio está se popularizando, especialmente entre os usuários de Smartphone. A ideia é criar uma empresa de Delivery que ofereça o serviço para empresas que necessitam desse serviço para entregar o pedido de seus clientes.

O investimento, nesse caso, é possuir um carro ou moto e o combustível que será gasto nas viagens. É uma boa ideia para quem possui um veículo parado dentro de casa.

4. Curso online

Você possui algum conhecimento específico em uma área interessante? Alguém pagaria para aprender o que você tem a oferecer? Se a resposta para as duas perguntas foi sim, então a dica é criar um curso online.

A ideia é criá-lo através de apostilas e videoaulas, e comercializando em plataformas especializadas (ou até mesmo em sua loja virtual).

5. Doces finos

Gosta de cozinhar? Então apostar em doces finos pode ser um excelente empreendimento para faturar uma renda extra.

Há diversas receitas na web que podem ser utilizadas. O investimento é baixo e o retorno pode ser alto, especialmente se o empreendedor atender padarias e lanchonetes.

Os primeiros passos

Antes de abrir o próprio negócio, o empreendedor deverá fazer uma autoanalise para conhecer suas habilidades e o seu perfil como empresário (administrador ou operador). O segundo passo é pesquisar sobre o negócio que deseja abrir e o seu mercado, a fim de encontrar oportunidades, decidir o que será oferecido, analisar a concorrência, etc.

Conversar com outros empreendedores e profissionais experientes é uma excelente estratégia para o amadurecimento do negócio. Um profissional experiente poderá auxiliar no crescimento de sua empresa, além de apontar erros e indicar os melhores caminhos a serem seguidos.

Além de agregar valor ao seu negócio com a sua experiência e capacidade técnica. Por isso é importante procurar por pessoas com habilidades que complementem as suas.

Depois de seguir essas dicas, você será capaz de escolher uma boa ideia e iniciar o seu empreendimento com tudo para dar certo. Boa sorte nessa nova caminhada!

Você gostou deste texto sobre iniciar o próprio negócio? Então, assine nossa newsletter para receber nossas novidades diretamente em sua caixa de e-mails.